PROGRAMA DE VERIFICAÇÃO LEGAL
CERTIFICAÇÃO DE CADEIA DE CUSTÓDIA (COC)
No Brasil, as florestas destinadas à obtenção de matéria-prima se dividem em pública e privada. Em ambas as situações a atividade florestal só é possível respeitando a execução de requisitos técnicos licenciados pelos órgãos ambientais estaduais e federais.
Analisamos a autenticidade documental das licenças expedidas se para aferir se o empreendimento apresenta registros e competências quanto a atividade e a partir de uma análise geoespacial avaliamos se a área proposta à exploração sofreu intervenção antes durante e depois das licenças emitidas.
​
Toda indústria de processamento de matéria-prima florestal deve estar regulamentada pela receita federal brasileira, licenciada com objetivo de respeitar as condicionantes dos órgãos ambientais competentes.
Todos os documentos de entrada e saída das indústrias devem ser analisados respeitando as legislações, garantindo que a comercialização do produto não sofra com apreensões em fiscalizações decorrentes de inconsistências documentais.
​
A globalização anseia por produtos que respeitem a preservação das florestas a partir do manejo florestal sustentável, antes da internacionalização dos produtos é necessário que se tenha provas suficientes que minimizem riscos de exportação de madeira ilegal oriunda de fontes irregulares, com isso o LVP surge como uma ferramenta capaz de apresentar veracidade sobre a origem do produto exportado.
Como Funciona
Através de uma análise técnica a Uniconsult verifica as várias etapas do trajeto da sua madeira, desde a extração até a exportação. Após uma sequência de análises documentais minuciosas e verificação de licenças nós determinamos a procedência de cada parte do trajeto e damos o nosso parecer.